19 Julho 2022

NOTA DE PESAR - Falecimento do Professor José Castro Lopes

Caros colegas
 
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor José Castro Lopes.
 
Abaixo transcrevemos a nota de pesar difundida pela SPAVC e que a SPN subscreve.
 
Com os nossos cumprimentos.
A Direção da SPN
 
______________________________________________________________________
 
 
“Hinos aos deuses, não.
Os homens é que merecem
Que se lhes cante a virtude.
Bichos que cavam no chão, 
Actuam como parecem,
Sem um disfarce que os mude”.
 
 
 
Isto escreveu Miguel Torga, também médico, transmontano de origem, com a mesma longevidade e esclarecimento sobre o destino que a natureza nos reserva.
 
Hoje faleceu o nosso Presidente, Professor, Médico, Neurologista, Homem, José Castro Lopes.
 
Aos 88 anos, em plena actividade profissional, ao comando da nossa Sociedade Portuguesa do AVC, ainda o mais encantado com a missão de mudar Portugal, mudar o destino dos doentes com AVC, reduzir o peso da doença vascular cerebral. 
 
Sempre que iniciava um passo, um novo ciclo, uma reunião, um congresso, um curso, um desafio, até mesmo quando foi distinguido com o Prémio Nacional de Saúde em 2018, o sentimento que nos habitava era o mesmo deste último Sábado ao final da manhã: ainda a missão vai a meio.
 
Foi descrito uma vez, pela Professora Patrícia Canhão, como “dedicado, persistente, inovador e de uma lucidez invulgar”. Foi mesmo sempre assim, testemunhamos isso.
 
Para além de não perder uma oportunidade de tentar mudar o mundo, adiando até ao limite qualquer ideia de descanso ou final de carreira, foi-nos sempre desafiando, moldando e cativando para o seu exemplo, para as suas virtudes. 
 
Fez de todos nós na SPAVC uma família muldisciplinar, em volta da ciência, do mérito e de uma causa que importa a todos.
 
Entregou-se com aquela sua visão sempre esclarecida, de que o melhor currículo que fica de uma pessoa, são os passos que se dão, a obra, a família e os discípulos que a propagam.
 
Por este exemplo sem final, daquilo que pode ser o cântico de humanidade, apesar dos limites da natureza, 
 
Obrigado
 
A Direcção da SPAVC