29 Outubro 2020 SINOPSE

2.º episódio da SINOPSE lançado no Dia Mundial do AVC

2.º episódio da SINOPSE lançado no Dia Mundial do AVC
Hoje, 29 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) junta-se à causa de sensibilizar e esclarecer a comunidade, com o lançamento de um episódio da sua websérie SINOPSE dedicado a esta que continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade em Portugal.
 
Numa conversa em jeito de entrevista entre Ricardo Varela (neurologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto/Hospital de Santo António) e João André Sousa (interno de Neurologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), são esclarecidos os vários tipos de AVC, os sinais de alarme, o que fazer na presença de uma pessoa que parece estar a sofrer este evento, os fatores de risco, as medidas de prevenção, os tratamentos disponíveis, o importante papel da reabilitação dos doentes e da abordagem multidisciplinar na sua recuperação, entre outras mensagens que importa transmitir para minorar o forte impacto do AVC em Portugal.
 

 
Como explica Ricardo Varela neste episódio, “os AVC podem ser tratados na fase aguda, mas o sucesso da intervenção está muito dependente do tempo, ou seja, quanto mais rápido for instituída a terapêutica de revascularização, independentemente da sua modalidade, melhores serão os resultados”. Por isso, o reconhecimento precoce dos sintomas é essencial para minorar os danos a nível cerebral e os piores desfechos, como a elevada incapacidade do doente ou mesmo a morte.
 
“Neste momento, com as terapêuticas disponíveis para atuar nas primeiras horas de ocorrência de um AVC, já não se verifica o cenário dantesco que esta patologia representava no passado.” No entanto, há que estar alerta e agir com rapidez. Segundo Ricardo Varela, “a partir do momento em que se reconhecem os sintomas, a conduta deve ser sempre ligar o 112, que acionará a via de orientação de doentes emergentes, cujos protocolos estão perfeitamente estabelecidos” para orientação dos casos de AVC de acordo com os circuitos definidos em cada região do país.
 
Sinais de AVC destacados pelo neurologista Ricardo Varela:
- Alteração súbita da força muscular;
- Alteração súbita da fala, com dificuldade em articular o discurso e ser compreendido pelos outros;
- Assimetria da face (“boca ao lado”);
- Perda de sensibilidade;
- Mudança súbita no comportamento;
- Perda de visão ou visão dupla;
- Perda de capacidade para se movimentar autonomamente;
- Alterações do equilíbrio;
- Cefaleia/dor de cabeça muito intensa.