06 Outubro 2020 Formação

Novidades em esclerose múltipla, do diagnóstico ao tratamento

Novidades em esclerose múltipla, do diagnóstico ao tratamento
As principais novidades na área da esclerose múltipla (EM) apresentadas no MS Virtual 2020, a oitava edição do congresso conjunto do European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) com o Americas Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ACTRIMS), vão estar em discussão no webinar que decorrerá na próxima terça-feira, 6 de outubro, às 18h30. Clique aqui para aceder à plataforma de transmissão, que também inclui notícias e outra informação relacionada com o tema. O webinar é reservado a profissionais de saúde.
 
Nesta sessão virtual, a Prof.ª Ana Martins da Silva, líder do Grupo de Neuroimunologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto/Hospital de Santo António, centrará a sua análise na etiopatogenia e no diagnóstico. Estes dois domínios foram alvo de muitas apresentações, que divulgaram avanços sobre o conhecimento da imunopatogénese da EM e dados recentes acerca do potencial de biomarcadores como o microácido ribonucleico (miRNA), os neurofilamentos ou a proteína ácida fibrilar glial (GFAP, na sigla em inglês).
 

Mensagem do Prof. João Cerqueira sobre o webinar no dia 6 de outubro, às 18h30, aqui.
 
Em seguida, o Dr. José Vale, diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, incidirá sobre o tratamento, dando particular enfoque à discussão de estratégias para a EM surto-remissão (escalonamento versus terapêuticas de indução) e para as formas progressivas primárias e secundárias da doença. Os dados já conhecidos sobre o impacto da COVID-19 em doentes com EM sob tratamento imunomodulador foram apresentados com destaque no MS Virtual 2020 e também serão comentados por José Vale neste webinar conjunto do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) com a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), que conta com o apoio da Novartis. A introdução do webinar vai estar a cargo da presidente da SPN, Dr.ª Isabel Luzeiro, e a moderação será assegurada pelo Prof. João Cerqueira (presidente do GEEM) e pelo Dr. Filipe Palavra (secretário-geral da SPN).
 
Apoio: